Primeira remessa de vacinas contra Covid-19 vai imunizar cerca de 54 mil paraibanos; veja grupos

Share:

A primeira remessa de vacinas que deve chegar na Paraíba por volta das 15h desta segunda-feira (18) vai vacinar 54.689 paraibanos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número não corresponde a todo o público alvo da primeira fase, mas todos que fazem parte do grupo inicial receberão a primeira e a segunda dose da Coronavac. A meta da SES é vacinar 90% do público alvo.

Nesta segunda-feira, a Paraíba vai receber 92.960 doses da vacina Coronavac. Serão contemplados com a primeira remessa 34% do previsto dos trabalhadores da saúde (42.925), 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas em instituições e 120 pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas.

De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, serão vacinados os trabalhadores da saúde que trabalham na linha de frente da Covid-19, isto é, em enfermarias e UTIs destinadas para o tratamento da doença. Além disso, destaca que, por enquanto, os postos de saúde não estarão dispondo das vacinas. As doses serão aplicadas nas unidades de saúde, nas aldeias indígenas e e nas instituições de longa permanência.

Há, no entanto, um déficit de 16.418 doses entre a quantidade de doses recebidas e a quantidade de paraibanos indicados para receber a primeira dose. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, essa complementação deve chegar nos próximos dias para garantir a segunda dose de todos os contemplados com a primeira.

Com a autorização do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello para antecipar o início da vacinação contra Covid-19, os lotes das vacinas devem chegar em todas as cidades da Paraíba em até 24h, a partir do momento que chegarem no estado.

G1 PARAIBA