Valdiney Veloso é nomeado novo reitor da UFPB por Bolsonaro

Share:

O professor Valdiney Veloso Gouveia é o novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (5). Ele concorreu pela Chapa 3, com Liana Albuquerque como vice-reitora, e obteve pontuação de 106,496, ficando em terceiro lugar. Valdiney Veloso foi nomeado para um mandato de quatro anos, a partir da próxima quarta-feira (11).

A Chapa 2, das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, venceu a consulta prévia, realizada em 26 de agosto deste ano, com 964,518 de pontuação. Já a Chapa 1 dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, apoiados pela atual reitora Margareth Diniz, obteve 920,013 de pontuação.

Em setembro, o Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formaram a lista tríplice. As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega tiveram 47 votos dos conselheiros; os professores Isac Medeiros e Regina Celi contaram com 45 votos; e os docentes Valdiney Veloso e Liana Albuquerque não receberam voto dos conselheiros da UFPB.

O próximo reitor da UFPB irá liderar uma comunidade formada por 50 mil pessoas, sendo que 40 mil são estudantes de graduação. E ainda, uma massa crítica de docentes, pesquisadores de alto nível, em departamentos com laboratórios de ponta, mas que carecem de materiais e manutenção. Também irá gerenciar um orçamento robusto que, em 2020, está previsto alcançar R$ 1,87 bilhão, segundo o portal da Transparência do Governo Federal. Já foram executados R$ 888,88 milhões, até o momento.

PORTAL CORREIO