A ESTRADA ATÉ AQUI - POR CALLIANO FERNANDES

Share:


Há exatos 6 anos Juazeirinho recebia a confirmação da notícia de que Carleusa Marques, então Prefeita do município (concorreu nas urnas com o nome e substituindo o seu esposo Fred Marinheiro, que teve sua candidatura impugnada pela lei da Ficha Limpa) renunciaria do seu mandato após um ano conturbado marcado por um afastamento de seis meses do seu cargo como gestora. Junto ao pedido de afastamento Carleusa também protocolou a exoneração de todo o seu secretariado, abrindo espaço para que seu Vice Jonilton Fernandes assumisse a prefeitura e montasse sua própria equipe administrativa.

O que no papel parecia um sonho para o ex vice acabou virando um pesadelo. O agora Prefeito Jonilton assistiu calado o esfacelamento do grupo político que o elegera junto com Carleusa e se viu em uma situação complicada que o levou a quase não concorrer à reeleição, tomando esta decisão “aos 45 do segundo tempo” e, infelizmente para o Jonilton e seu novo grupo, tarde demais.

Esse bloco importante que se desprendeu do grupo de Jonilton foi acolhido por Bevilacqua Matias que utilizando de todo o seu poder de articulação e da influência política forte do seu saudoso irmão e Deputado Estadual Genival Matias, sagrou-se vencedor na disputa eleitoral de 2016 derrotando Jonilton no que até o momento havia sido a maior vitória do clã Matias no município.

Nesse momento Fred Marinheiro sofria sua terceira derrota: A primeira, em não ter conseguido eleger Roberto Paschoal como seu sucessor em 2008. A segunda, em não ter tido força o bastante para impedir a renúncia da sua esposa Carleusa. E a terceira, em ver aquele que inicialmente seria seu Vice-Prefeito na chapa original de 2012, Jonilton Fernandes, padecer nas urnas mesmo com seu apoio e participação efetiva no pleito.

O fato é que ontem dia 15 de Novembro, 66% dos eleitores de Juazeirinho escolheram por dar continuidade ao projeto político dos Matias, dessa vez elegendo Anna Virgínia como Prefeita do município pelos próximos 4 anos. É inegável também que essa vitória seja fruto do trabalho de Bevilacqua que não só manteve como também aumentou seu capital político junto ao grupo que comanda sem dificuldades.

As eleições de 2020 computaram a quarta derrota seguida de Fred Marinheiro em Juazeirinho, que apontou o irmão Bruno Marinheiro como vice de Ernandes Gouveia. A chapa que contava com apoio de Fred em Juazeirinho obteve 232 votos, apenas 2.36% do total em uma eleição que fez história sagrando Anna Virgínia como Prefeita Eleita com uma vantagem de mais de 3 mil votos em relação ao segundo colocado Admilson Gonçalves.

“Vivi” agora tem o desafio de repetir o êxito de Bevilacqua em manter unido seu grupo político nos próximos quatro anos e não repetir os erros de Jonilton e Fred em 2014 que acabaram por pavimentar a sua vitória arrasadora em 2020.

Calliano Fernandes