Mulher deve receber indenização por ficar presa em ala masculina de cadeia, em Taperoá, PB


O Estado da Paraíba foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil por danos morais em favor de uma mulher que ficou presa na ala masculina da cadeia de Taperoá, Agreste da Paraíba, por cinco dias.

Por meio da assessoria, o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, informou que não foi notificado ainda da decisão. Mas que, quando for, vai recorrer.

A prisão da mulher aconteceu no dia 2 de junho de 2013, por ato ilegal praticado também em Taperoá. A mulher alegou ter sido detida por esses dias na ala masculina, separada dos demais detidos apenas pelas grades da sela.

A apenada ainda afirmou ter sido submetida à situação de vexame, sendo objeto de desejo sexual dos apenados, com xingamentos diários, recebendo ameaças e presenciando a todo instante homens se masturbando em sua direção, situação essa considerada estupro psicológico.

A juíza que julgou o caso, Virgínia de Lima Fernandes, entendeu que houve erro na separação entre os presos, de maneira que a mulher ficou exposta a situações vexatória e humilhante diante da sua condição de mulher frente a diversos homens que, durante os cinco dias de prisão, deram vazão aos seus desejos sexuais.

Em sua defesa, o Estado batalhou pela improcedência da demanda, alegando que agiu no estrito cumprimento do dever legal, pois a mulher foi presa por força de mandado de prisão judicial, em flagrante delito. Alega, ainda, que o cárcere possui ambiente separado dos detentos masculinos e, que, portanto, esta prática não constitui ato ilícito.

A juíza ainda destacou que a legislação penal estabelece que os presos, de categorias diversas, devem ser alojados em estabelecimentos diferentes, segundo diversos critérios, onde se inclui o sexo, sendo que as mulheres cumprirão pena em estabelecimentos próprios.

G1PB
Mulher deve receber indenização por ficar presa em ala masculina de cadeia, em Taperoá, PB Mulher deve receber indenização por ficar presa em ala masculina de cadeia, em Taperoá, PB Reviewed by Wallony Oliveira on outubro 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.