JUAZEIRINHO COMPLETA 106 ANOS DE FUNDAÇÃO; PARABÉNS

Share:

Juazeirinho completa 106 anos de Fundação nesta segunda 04 de Novembro, o Blog do Wallony traz traços da História da Fazenda Joazeiro, que serviu de marco inicial para hoje a Juazeirinho. 

HISTÓRIA 

A região onde Juazeirinho está situada, fazia parte das terras dos Oliveira Ledo, que já haviam se fixado no Cariri paraibano, conforme prova os documentos da época.

Ana de Oliveira Ledo, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, foi morar na fazenda “Joazeiro”, no ano de 1753, onde construíra uma enorme casa e comprara muito gado. Hoje, após mais de dois séculos, a fazenda Ana de Oliveira Ledo ainda existe. 

Preservada pelos moradores, a mesma faz divisa com o município de Soledade. A Fazenda Joazeiro, serviu de marco inicial para o povoamento do lugar. 

Aos poucos as terras foram habitadas, devido a sua localização as margens da BR-230. Inicialmente formou-se um pouso para tropeiros, onde se abrigava os viajantes em suas idas e vindas do sertão à Campina Grande. Com o passar dos anos,foram chegando várias famílias de outras regiões.

A primeira feira


Nas fazendas da região, prosperava a criação de gado,caprino e ovino, além de ser explorado o cultivo do milho, feijão e algodão. Assim começou a se falar em comercializar o excedente dessa produção, surgindo portanto, a ideia de uma feira local, visto que a feira de Soledade ficava a quatro léguas de distância, o que dificultava o transporte de mercadorias. 

Incorporando-se a esta iniciativa muitos colonos e proprietários fizeram um requerimento ao Coronel Claudino Alves da Nóbrega, que autorizou a feira. No dia 4 de novembro de 1913, realizou-se a primeira feira que foi um sucesso e prosperou rapidamente. 

PARABÉNS JUAZEIRINHO.