Prefeitos discutem alternativas para os Regimes Próprios de Previdência

Share:

Prefeitos, secretários e servidores de prefeituras paraibanas discutiram alternativas para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) durante um evento da CNM Qualifica, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), nesta quarta-feira (24), em João Pessoa.

Uma das alternativas, segundo o atuário e especialista em Previdência, Mário Ratts, é a busca de outras fontes de receita, como por exemplo, a recuperação de dívida ativa.

“As despesas dos municípios com a Previdência própria crescem a todo tempo devido ao aumento do número de servidores com idades próximas da aposentadoria. Dessa forma, entendemos que uma das formas para sanar esses déficits é a busca de outras fontes de financiamento, como ativos que os municípios possam ter. Então isso tudo depende de cada município, mas é bom entender que para manter os Institutos Próprios de Previdência com saúde financeira, é preciso gestão”, explicou Mário Ratts.

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, a discussão é fundamental para os gestores, principalmente diante das propostas apresentadas pelo Governo Federal para uma nova Previdência.

Portal Correio