Professora Zefita completa 100 anos

Share:
Foto: Welligton Farias

O futuro pertence aos que estudam e que a ignorância é a fonte principal de todos os males e atrasos. Diante desta frase, Juazeirinho e região agradece, sobre maneira, a intrépida Professora Dona Zefita, pois ela é a responsável pela educação de diversas gerações Juazeirinhense.


Durante todo o período que lecionou nos mostrou que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas acima de tudo colocar-se em igualdade com seu semelhante. Sentindo no outro a necessidade de ser pessoa humana. Digna de respeito e de ser jovem engajado na transformação das estruturas desiguais da sociedade de consumo em que vivemos.

Num passado, bem recente, o acesso à escola era um privilégio para poucos. A educação não era prioridade, as dificuldades eram tamanhas, a capacitação do educador dependia do seu próprio esforço. No entanto, pessoas como Dona Zefita amenizavam essas dificuldades. Além disso, a seriedade, a dedicação e a disciplina eram os requisitos mais exigidos por dona Zefita. Assim, formando o verdadeiro cidadão. Requisitos tão escassos nos dias atuais, pois a falta de respeito e compromisso é o que mais constatamos de alguns estudantes para com os seus mestres.

Quantos e quantos filhos do povo se alfabetizaram graças à professora Zefita. Vários filhos ilustres passaram pelas mãos desta heroína, inclusiva o atual Reitor da UEPB, Rangel Junior. Mulher que doou a vida em prol da formação educacional do povo humilde de Juazeirinho. Ela sempre afirmou que devemos aprender não apenas para escola, mas, sobre tudo, devemos aprender para a vida.

Agradecemos a Deus por esta heroína está no nosso meio, no nosso convívio. Uma pessoa muito especial e querida por todos, esposa exemplar, mãe amada por filhos, netos e bisnetos. Juntamente com o seu esposo formou uma bela família, com filhos e filhas maravilhosos, onde não poderíamos deixar de mencionar o saudoso Leomaques Silva, que também dedicou-se a educação.

Dona Zefita com sua simpatia e bom senso, ocupa hoje um lugar privilegiado em nossos corações. Viemos aqui para com sua ajuda, aprendermos a multiplicar amigos, dividir alegrias, adicionar esperanças, e subtrair o que não foi bom para somar amor. Pois queremos ser pessoas de fibra, pessoas como você.
 Obrigado Dona Zefita.

Por TOCA.