Moradores denunciam risco em açude da PB, mas Dnocs nega perigo


Profissionais do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) realizaram inspeções no Açude de Santa Luzia, Borborema paraibana, nessa segunda-feira (18), após moradores alertarem para o risco de rompimento do reservatório. A visita aconteceu a partir de solicitação feita pelo senador José Maranhão (MDB).

“Precisamos adotar como prática constante no Brasil a prevenção para evitar tantos acidentes. Os brasileiros já têm histórias dramáticas demais de perdas ambientais e humanas por falta de melhor atenção aos riscos”, justificou o parlamentar, em postagem no Instagram.
Apesar de as anomalias terem assustado a população, o gerente do Dnocs, Alberto Gomes, garante que não há risco de acidente no açude. Segundo ele, a análise técnica mostrou que os danos no reservatório são simples e não atingem elementos estruturais.
“São problemas naturais na placa de proteção do talude e um pequeno buraco, provavelmente causado por formigas, no coroamento do açude. As partes estruturais não estão atingidas e não existe perigo à população”, garantiu.
Ainda conforme Alberto Gomes, uma equipe irá – ainda esta semana – ao local para corrigir as anomalias. “Esse reparo inclusive já estava programado, pois fazemos fiscalizações anuais e essa demanda havia sido registrada. O recurso existe e uma licitação já determinou a empresa que realizará o serviço”, acrescentou o gerente do Dnocs.
Mesmo ao minimizar a situação, Alberto Gomes destacou a importância da participação popular na vigilância dos reservatórios do estado. “Antigamente, tínhamos a figura do zelador nos açudes. Hoje, isso não existe mais. Então é muito importante que os moradores fiquem atentos e informe ao Dnocs caso notem alguma alteração nos reservatórios”, elogiou.
O Açude de Santa Luzia tem capacidade para 11.960.250 m³, mas o último levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) apontava que ele estava apenas 24,91% abastecido, com 2.978.931 m³ de volume.
Portal Correio
Moradores denunciam risco em açude da PB, mas Dnocs nega perigo Moradores denunciam risco em açude da PB, mas Dnocs nega perigo Reviewed by Wallony Oliveira on fevereiro 19, 2019 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.