Pacto vai melhorar atendimento no Trauma de CG


O Tribunal de Contas da Paraíba firmou com a Secretaria de Estado da Saúde, na manhã desta quarta-feira (20), o Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional para a solução de problemas encontrados durante Inspeção Especial no Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, processo sob relatoria do conselheiro Marcos Antonio da Costa.
A iniciativa reuniu o próprio relator, a secretária da Saúde Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras e o diretor geral do Hospital de Trauma, Geraldo Antonio de Medeiros, no Gabinete do presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes.
Com a assinatura do Pacto, que tomou o número 224/18, a secretária de Saúde e o diretor do Trauma se comprometeram com a ampliação e readequação de espaços em setores diversos do hospital, além da correção de problemas estruturais em enfermarias e de falhas no serviço de baixas de medicamentos e materiais médico-hospitalares, em prazo que terminará no dia 31 de março de 2020.
Também devem, no mesmo prazo, adequar o número de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, fisioterapeutas e, ainda, de espaços em setores diversos, a UTI entre eles, para o correto atendimento hospitalar. Devem, igualmente, apresentar diagnóstico do fluxo de atendimentos e cronograma de implantação dessas medidas. O propósito é evitar “a ocorrência de superlotação desses espaços”.
Outra providência a ser adotada é o estudo de avaliação do valor a pagar referente à produtividade do SUS a servidores e profissionais de saúde pertencentes à mesma categoria funcional, “em respeito ao princípio constitucional da isonomia”.
Os conselheiros André Carlo e Marcos Costa ressaltaram o propósito da colaboração com o aprimoramento da gestão pública em todos os Pactos de Adequação de Conduta até agora celebrados, em áreas diversas, com organismos sob jurisdição do TCE. “O que temos, aqui, é um Tribunal interlocutor dos anseios da sociedade. É o esforço para integração maior com o gestor”, disse o presidente André Carlo.
A secretária Cláudia Veras e o diretor Geraldo Medeiros mencionaram a importância das orientações então recebidas em favor do aperfeiçoamento de suas gestões. O último deles deu conta de providências requeridas pelo Pacto nº 224/18, mas já adotadas quando da inspeção realizada por auditores do Tribunal, tempo em que identificaram os problemas. Eles se acompanharam dos consultores jurídicos Rodrigo Rabello (da Secretaria de Saúde) e Rodrigo Celino (do Hospital de Tauma).
MaisPB
Pacto vai melhorar atendimento no Trauma de CG Pacto vai melhorar atendimento no Trauma de CG Reviewed by Wallony Oliveira on dezembro 20, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.