Gestores e servidores das Prefeituras de Cabedelo conhecem o espaço Cidadania digital do TCE-PB

Share:

Gestores e servidores das Prefeituras de Cabedelo e de Juazeirinho visitaram, nesta sexta-feira (23), as instalações do Espaço Cidadania Digital, no Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Lá foram recebidos por André Agra, auditor de contas públicas do TCE-PB e coordenador da sala digital.
Representantes da procuradoria e dos setores de infra-estrutura, administração, saúde, transportes e da controladoria interna dos municípios conheceram à estrutura física do Espaço, que possui 30 estações de trabalho, tela, poltronas e equipamento destinado à projeção de filmetes, peças e painéis eletrônicos. Lá foram guiados por meio  das principais ferramentas digitais desenvolvidas pelo TCE-PB em parceria com as Universidades Federais da Paraíba e de Campina Grande. Entre eles os Painéis Combustível, Medicamentos, Licitantes 100% perdedores, Obras, com destaque para o novo Sagres 50.0, que atualiza as informações de despesa e receita dos municípios em tempo real, e a robô Turmalina, que analisa e avalia todos os Portais Transparência municipais diariamente e de forma automática.
André Agra demonstrou aos presentes o potencial que a tecnologia tem de transformar a gestão pública, o controle externo e o controle social. “Não vamos mais gerir a partir de demandas de outrora. Agora vamos gerir a partir de interações em tempo real”, afirmou. E reforçou o papel orientativo do TCE-PB, que se encontra de portas abertas para qualificar os gestores públicos dentro dessa nova realidade.

Ascom/TCE-PB