Saúde confirma segunda morte suspeita por H1N1 na Paraíba


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nessa quarta-feira (25), o segundo caso suspeito de morte por gripe H1N1, subtipo da Influenza A. Esse caso mais recente aconteceu em Guarabira, no Agreste paraibano. A SES não informou detalhes sobre a vítima. O Portal Correio tentou contato com o hospital da cidade, mas não obteve resposta.
Na última sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde já havia confirmado uma morte ocorrida em Cabedelo, na Grande João Pessoa. No mesmo dia, o órgão informou também tinham sido notificados 51 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma doença respiratória que pode levar a morte.
Desde a segunda-feira (23), unidades de saúde dos 223 municípios do estado vão estar vacinando contra o vírus Influenza, que engloba H1N1 e SRAG. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários: pessoas com 60 anos da idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, profissionais de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, e a população privada de liberdade.
Recomendações para evitar a infecção
Segundo a Saúde, a população deve adotar hábitos de higiene simples para evitar infecção pelo vírus como: lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após tossir ou espirrar; cobrir a boca ou nariz com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca; utilizar álcool gel quando não puder lavar as mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe.

Portal Correio. 
Saúde confirma segunda morte suspeita por H1N1 na Paraíba Saúde confirma segunda morte suspeita por H1N1 na Paraíba Reviewed by Wallony Oliveira on abril 26, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.