Saúde alerta para mudanças no calendário de vacinação em 2018


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), atendendo recomendação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, realizará mudanças no calendário vacinal no ano de 2018, conforme a Nota Informativa de nº 135. Na Paraíba, as alterações ocorrerão nas vacinas contra a varicela e meningocócica C.
De acordo com o documento, para a vacina contra a varicela, será disponibilizada a segunda dose para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2017, era disponibilizada apenas uma dose.
Quanto à vacina Meningocócica C, o Ministério da Saúde disponibilizará para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para este grupo, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. Até 2017, esta vacina era disponibilizada para adolescentes de 12 a 13 anos.
Contra a Febre Amarela foram ampliadas as áreas com recomendação de vacinação. No entanto, na Paraíba continua a recomendação da vacina apenas para viajantes para áreas com indicação da vacina, na faixa etária de nove meses a 59 anos de idade. As novas áreas de recomendação para vacinação podem ser consultadas no site.
Já a vacina contra o HPV, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) não prevê mudanças em relação ao público-alvo e os grupos etários para vacinação.
“Reforço a necessidade de divulgação das mudanças para todos os profissionais de saúde envolvidos nas salas de vacina, no estado da Paraíba, a fim de garantir o acesso às vacinas do calendário preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga.
Saúde alerta para mudanças no calendário de vacinação em 2018 Saúde alerta para mudanças no calendário de vacinação em 2018 Reviewed by Wallony Oliveira on janeiro 04, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.