Governo conclui licitação para tubulação da adutora Transparaíba


O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), deu o primeiro passo nas obras da adutora Transparaíba. Pouco mais de dois meses depois do anúncio do governador Ricardo Coutinho, a companhia já licitou 183 mil metros de tubulação para a implantação do sistema adutor que atenderá, em sua primeira etapa, nove municípios.
A ata de registro de preços foi publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial do Estado. O investimento é de mais de R$ 113 milhões.
A Transparaíba vai garantir a segurança hídrica para cerca de 150 mil moradores das regiões do Curimataú que sofrem há décadas com a escassez d’água. A obra, que faz parte do programa Mais Trabalho, vai levar a 19 cidades as águas que estão chegando ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) através da Transposição do Rio São Francisco.
De acordo com o presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, nesta primeira etapa, o sistema adutor vai contemplar Boqueirão, Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho.
“A obra vai regularizar o abastecimento nessas áreas que, historicamente, sofrem com a falta de chuvas. A Transparaíba vai atender essas cidades, independente de demanda e variações pluviométricas. E é importante destacar que os recursos são exclusivamente do Tesouro Estadual”, disse.
Serão 350 km de adutoras que captarão a água do açude Boqueirão para abastecer as cidades de Boa Vista, Soledade, Boqueirão, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho (1ª etapa); e Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Damião, Cacimba de Dentro e Araruna (2ª etapa). O sistema também terá uma estação de tratamento e 21 estações de bombeamento.

Blog do Gordinho. 
Governo conclui licitação para tubulação da adutora Transparaíba Governo conclui licitação para tubulação da adutora Transparaíba Reviewed by Wallony Oliveira on agosto 03, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.